Título original: Mission: Impossible – Ghost Protocol
Gênero: Ação
Duração: 132 min
Ano de lançamento: 2011
Direção: Brad Bird
Finalmente chegou o aguardado retorno do agente Ethan Hunt, e o que esperar da ultima missão do grupo “M:I”?
Após um ataque terrorista ao Kremlin, o governo dos Estados Unidos inicia secretamente o "Protocolo Fantasma", que acaba com toda a força-tarefa Missão: Impossível. Ethan Hunt e sua equipe são considerados culpados pelo ataque, mas na verdade trata-se de uma operação para que eles possam operar fora das restrições de sua agência. No entanto, Hunt é alertado que, caso algum integrante de sua equipe seja capturado durante a missão, eles serão expostos como terroristas tentando incitar uma guerra nuclear global. E assim começa a caçada ao terrorista, antes que tenha o inicio de uma guerra nuclear.
A introdução do filme já define o ritmo que você vai encontrar a partir do segundo ato do filme que é simplesmente “Frenético”, e tem a participação de Josh Holloway (O Sawyer de LOST). A cena praticamente resume o que te espera em ritmos narrativos e efeitos técnicos nos próximos minutos de filme. E uma dica, vale a pena ir a um cinema bom para conferir o filme, o dinheiro será bem aproveitado e você vai usufruir o máximo que os efeitos técnicos presentes no filme têm a te oferecer, que são excelentes.
O primeiro ato do filme é um pouco conturbado na narrativa, ele alterna em boas cenas de ação e momentos de diálogos pouco envolventes e alguns diálogos até mesmo são desnecessários para a história, esses fatores tornam o primeiro ato conturbado e pouco envolvente.
Tudo isso compensa no segundo ato do filme, que começa com a maravilhosa cena ambientada no Burj Khalifa (o maior arranha-céu construído pelo homem) em Dubai. Provável que uma das melhores cenas de ação do ano, afinal ver Ethan Hunt balançando ao redor de um arranha-céu gigante com a câmera pegando ângulos incríveis e efeitos sonoros brutais, garantem muitas emoções ao espectador.
No meio de todas essas cenas de ação, ainda sobra tempo para os alívios cômicos, que fica praticamente todo ao cargo do agente Benji Dunn que é interpretado por Simon Pegg. Os alívios cômicos alternam entre bons e medianos, só que são perfeitamente encaixados no meio das cenas de ação.
A carga dramática do filme fica a cargo do ex-agente Brandt interpretado pelo Jeremy Renner (o Gavião Arqueiro dos novos filmes da Marvel). Brandt é uma figura presente no passado de Ethan (mesmo que Ethan não saiba). É um arco bem estruturado, e com uma conclusão coerente para a história do filme.
Tom Cruise esta também em forma no filme, agora com uma cara de agente maduro e experiente e tem um ótimo desempenho no filme. Paula Patton esta maravilhosa no filme, com uma pinta de bond girl, só que mais perigosa.
Brad Bird conseguiu trazer toda a essência dos MI antigos para o quarto filme da franquia, o que torna praticamente impossível um antigo fã não se agradar com o filme, e a essência além de funcionar com o fãs funciona para quem nunca viu o agente Ethan em ação.
Com uma história competente, bom elenco, efeitos técnicos incríveis, narrativa alucinante, Missão Impossível: Protocolo Fantasma sem duvida alguma é um dos melhores filmes de ação do ano. Então se você não conferiu ainda, confira, garanto que não vai ser perda de tempo.
Nota: 8.5

Nenhum comentário:
Postar um comentário