quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Xbox em Risco no Japão

























As vendas baixas do Xbox 360 no Japão podem antecipar o fim do console por lá. Segundo o site da revista Edge, vários varejistas japoneses estão reduzindo drasticamente o estoque do console, e têm planos de parar de vendê-lo totalmente.


Recentemente, o Xbox 360 alcançou a marca de 1,5 milhões de unidades vendidas no Japão. É pouco. E para piorar, a estimativa de unidades vendidas para todo o ano não deve superar os 72 mil consoles, 46,7% menos que no ano passado. O maior rival, o Playstation 3, deverá fechar o ano com um desempenho pior que 2010, mas ainda deve entregar mais de 735 mil unidades aos japoneses.

Segundo o site, a rede Geo, especializada em videogames, está reduzindo a oferta do Xbox 360 e seus jogos em suas lojas, enquanto a Yamada Denkin, especializada em eletrônicos, já está retirando tanto os jogos quanto os consoles da maior parte de seus pontos de venda. O Xbox 360 pode ficar restrito a pequenos espaços nas lojas maiores, ou ao inventário do pequeno varejista voltado ao gamer hardcore. Neste último, os jogos do console já estão sendo vendidos com grandes descontos nas seções de usados, e uma delas, ainda de acordo com o site, vende o bundle de Halo: Reach por ¥ 9.980 (aproximadamente R$ 210), tudo na tentativa de livrar-se do estoque.

Um dos motivos para a queda vertiginosa nas vendas do Xbox 360 é o fim das poucas exclusividades que o console tinha no Japão, como é o caso da série musical The Idolm@ster, da Namco Bandai. O jogo fez bastante sucesso nos arcades japoneses e, em 2005, virou exclusiva do Xbox 360. Na época, ela foi responsável por um surto de interesse pelo Xbox 360 e um aumento de 230% nas vendas de Microsoft Points na Xbox Live local. Mas o nicho alcançado pelo jogo no Xbox 360 foi pouco para as pretensões da Namco Bandai, que anunciou uma versão de Idolm@aster 2 para Playstation 3, com todos os DLCs lançados para Xbox 360.

Nem a introdução do Kinect no mercado, que fez o interesse pelo Xbox 360 aumentar nos Estados Unidos e Europa, serviu para animar os japoneses. O periférico vendeu menos que o Playstation Move por lá e, segundo os lojistas, só foi adquirido pelos usuários já existentes do Xbox 360.

O fim do Xbox 360 pode ser iminente no Japão, mas no resto do mundo o console ainda tem fôlego e inclusive ainda supera o Playstation 3 no número total de unidades vendidas. Boatos sugerem o anúncio do próximo Xbox já na E3 do ano que vem, em junho, mas o mais provável é que o lançamento do substituto do Xbox 360 aconteça só em 2013.







2 comentários: